RCA Telegram News California - Primeiro aniversário da coroação de Charles III é marcado pelo câncer do rei

Primeiro aniversário da coroação de Charles III é marcado pelo câncer do rei
Primeiro aniversário da coroação de Charles III é marcado pelo câncer do rei / Foto: Suzanne Plunkett - POOL/AFP

Primeiro aniversário da coroação de Charles III é marcado pelo câncer do rei

O Reino Unido celebra, nesta segunda-feira (6), sem maiores comemorações, o primeiro aniversário da coroação de Charles III que, após ter esperado tanto tempo para suceder sua mãe Elizabeth II, vive um início de reinado acometido por um câncer.

Textgröße:

Nenhum evento suntuoso está previsto para celebrar esse primeiro ano da coroação de Charles III e da rainha Camilla em 6 de maio de 2023 na Abadia de Westminster.

Ao meio-dia, a Royal Horse Artillery disparou 41 tiros de canhões do Green Park, perto do Palácio de Buckingham, e a Honourable Artillery Company disparou 62 da Torre de Londres.

O Palácio não indicou onde o rei, de 75 anos, celebrará essa data.

Em fevereiro, o monarca britânico foi diagnosticado com um câncer, enquanto recebia tratamento por uma inflamação na próstata. Ainda não se revelou a natureza exata de seu câncer.

- Um encontro com Harry? -

Na semana passada, o rei fez sua primeira aparição oficial em público após seu diagnóstico.

Acompanhado por sua esposa Camilla, de 76 anos, visitou o University College Hospital Macmillan Cancer Centre, um centro oncológico no centro de Londres, onde falou com pacientes que fazem quimioterapia.

Sua agenda pública será "calibrada cuidadosamente à medida que sua recuperação continue, em estreita colaboração com sua equipe médica", indicou o Palácio em abril.

Seus médicos estão "muito animados pelo progresso realizado até agora e seguem sendo positivos sobre a recuperação contínua do rei", acrescentou.

Charles III prevê participar na quarta-feira de uma Garden Party em Buckingham, e talvez, segundo a imprensa britânica, verá seu filho mais novo, Harry, que estará em Londres pelo segundo aniversário dos Jogos Invictus para soldados e veteranos feridos.

Harry e sua esposa americana, Meghan, abandonaram a primeira linha monárquica em 2020. Desde então, vivem na Califórnia e se distanciaram da família após uma difícil separação.

No final de junho, Charles e Camila receberão o casal imperial japonês no Palácio de Buckingham.

- Popularidade no auge -

O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, que coroou Charles há um ano, prestou homenagem a ele e disse que estava “impressionado com seu ininterrupto senso de dever”, apesar dos “desafios pessoais” que enfrenta.

A nora do rei, a Princesa Catherine de Gales, 42 anos, anunciou em março que também sofre de câncer e está fazendo quimioterapia.

No caso dela, o tipo de câncer de que sofre também não foi divulgado. Kate, como é conhecida, é a esposa do príncipe William, filho mais velho de Charles e herdeiro do trono.

Nesse início difícil de seu reinado, a família real viu sua popularidade aumentar no país.

De acordo com uma pesquisa publicada no domingo no The Mail on Sunday, 54% dos britânicos têm uma opinião positiva sobre Charles III, quatro pontos a mais do que há um ano. E 56% acham que ele está cumprindo bem o seu papel de soberano.

“A questão para a monarquia é se essa é uma melhora momentânea (na popularidade), devido à simpatia do público, ou se ela pode ser mantida, especialmente entre a geração mais jovem”, diz Gideon Skinner, da empresa de pesquisas Ipsos.

C.Moreno--RTC